top of page
A BRIOSA

A Briosa é uma equipa de futebol amadora que participa no Torneio de Futebol 11 organizado pelo Clube Internacional de Foot-ball (CIF).

Fundada em 1954, por um grupo de associados do CIF, a Briosa encarnou, desde a sua fundação, os princípios e ideais associados à equipa de futebol Académica de Coimbra, adoptando as suas cores e adaptando o seu emblema.

A Briosa ficou também conhecida, a nível nacional, por ter iniciado, na praia de Carcavelos, na década de 60, aquela que se tornou uma tradição no nosso País no primeiro dia do ano: o primeiro banho do ano, conforme atesta a reportagem do jornalista Ferrando Pessa, emitida na altura pela RTP.

 

Desde essa altura, têm passado pela Briosa várias centenas de atletas, muitos dos quais ainda mantêm contactos regulares com a equipa, que partilham o gosto pela prática desportiva e o compromisso de manter vivo o espírito de amizade, convívio e diversão que estiveram na sua génese.

 

Além da prática desportiva, os atletas e ex-atletas da equipa reúnem-se periodicamente em encontros para promover o convívio e espírito de equipa e participam em projetos especiais de voluntariado, promovidos por instituições de solidariedade social, desenvolvendo assim uma cultura de responsabilidade social no seio da equipa.

O TORNEIO DE FUTEBOL DO CIF

O inicio da prática de futebol em Portugal está indelevelmente ligado ao CIF. Nos primeiros anos após a sua fundação, em 1902, o CIF limitou-se à realização de jogos particulares com os grupos ingleses do Carcavelos Club e do Lisbon Cricket Club, com o Cruz Negra, Sport Lisboa (hoje SL Benfica) e com o Campo Grande Foot-ball Club (hoje Sporting CP).

 

Entre 1906 e 1924 assume-se como um dos principais clubes dinamizadores da modalidade no nosso país e participa nas primeiras competições oficiais realizadas em Portugal, mas partir dessa data abandona a competição para preservar o ideal olímpico e a defesa do desporto amador que presidira à sua fundação.

 

Desde então, o CIF mantém um torneio interno disputado por equipas de associados. Durante os anos da guerra o torneio desmembrou-se e só voltaria a realizar-se, ininterruptamente, a partir do início dos anos cinquenta. Todos os anos o CIF atribui o patronato do torneio a uma figura histórica do clube.

 

Pelo CIF têm passado ao longo destes anos vários ex-jogadores internacionais portugueses, os quais, depois de acabarem as suas carreiras profissionais, encontram no futebol amador o lugar ideal para continuar a fazer aquilo que gostam -  Rogério Pipi, José Augusto, Torres, Coluna, Eusébio, Simões, Manuel Fernandes, Carlos Xavier, Paulo Bento, Dimas, Sá Pinto e Dani são alguns exemplos, entre muitos outros.

 

Atualmente, o torneio engloba a realização, entre os meses de Setembro e Junho, de um torneio de abertura, campeonato, taça e supertaça, num total de 272 jogos, contando com a participação de 16 equipas, algumas das quais com cerca de 60 anos de existência, e cerca de 400 atletas.

bottom of page